Chapeuzinho e o raciocínio lógico

   Chapeuzinho Vermelho, ao entrar na floresta, perdeu a noção dos dias da semana. A Raposa e o Lobo Mau eram duas estranhas criaturas que frequentavam a floresta. A Raposa mentia às segundas, terças e quartas-feiras, e falava a verdade nos outros dias da semana. Já o Lobo Mau mentia às quintas, sextas e sábados, mas falava a verdade nos outros dias da semana.

   Um dia, Chapeuzinho Vermelho encontrou a Raposa e o Lobo Mau descansando à sombra de uma árvore. Eles disseram: 
 Raposa: 
  Ontem foi um dos meus dias de mentir. 
 Lobo Mau:
  Ontem foi um dos meus dias de mentir. 

   A partir dessas afirmações, Chapeuzinho Vermelho descobriu qual era o dia da semana. Qual era?

   Em outra ocasião, Chapeuzinho Vermelho encontrou a Raposa sozinha.
   Ela fez as seguintes afirmações: Eu menti ontem. Eu mentirei daqui a 3 dias.
   Qual era o dia da semana?


 » Resolução:

Como funciona a semana da Raposa:
DOM (v) SEG (m) TER (m) QUA (m) QUI (v) SEX (v) SÁB (v)

Como funciona a semana do Lobo Mau:
DOM (v) SEG (v) TER (v) QUA (v) QUI (m) SEX (m) SÁB (m)

v = dia de falar a verdade; m = dia de mentir.

"Ontem foi um dos meus dias de mentir", foi o que disseram a Raposa e o Lobo à Chapeuzinho.
Supondo que a Raposa estivesse mentindo, então devemos assumir que o dia da semana era um dia em que a Raposa mentia e, estando mentindo, o dia imediatamente anterior teria que ser, para a Raposa, um dia de dizer a verdade. Isso só poderia acontecer numa segunda-feira. Porém, às segundas o Lobo diz a verdade. Logo, ao dizer que o dia anterior foi um dos seus dias de mentir, deveria-se confirmar que o domingo era um dia, para o Lobo, de mentir, o que não acontece. Assim, devemos desconsiderar a possibilidade de a Raposa estar mentindo.
Assumindo, então, que a Raposa estivesse dizendo a verdade, devemos admitir que o dia da semana era aquele no qual a Raposa dizia a verdade, seguido imediatamente de um dia no qual ela mentia. Esse dia só poderia ser a quinta-feira. De fato, nas quintas-feiras o Lobo mente, enquanto ele diz a verdade nas quartas. Estaria correto, então, o Lobo dizer, numa quinta-feira, que o dia anterior foi dia de mentir, já que isto, na verdade, seria mentira. O dia do primeiro encontro era, portanto, uma quinta-feira.


Em um segundo encontro, agora apenas com a Raposa, foi dito à Chapeuzinho o seguinte: "Eu menti ontem. Eu mentirei daqui a três dias." Cabe analisarmos o problema, novamente, a partir de suposições.
Assim, supondo estar a Raposa dizendo a verdade, teríamos uma sequência de dias da forma (m)(v)(  )(  )(m), onde os parênteses vazios representam dias quaisquer, sendo indiferente a Raposa dizer a verdade ou não nestes dias. Analisando a semana da Raposa, observa-se que é impossível que aconteça a sequência em questão. Dessa forma, só seria possível que a Raposa estivesse, naquela ocasião, mentindo.
Nossa nova suspeita nos leva a uma nova sequência, como segue: (v)(m)(  )(  )(v). Ora, esta disposição corresponde à disposição DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA. Portanto, o dia do segundo encontro foi, necessariamente, uma segunda-feira.

2 comentários: